Por ocasião do Dia da Mulher, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Shopping Passeio das Águas realizarão, ao longo do mês de março, a campanha em homenagem às mulheres “Empodera Ela”, com o intuito de reconhecer e valorizar à atuação delas na sociedade. Esse ano dá destaque às mulheres da área da saúde e da ciência que participaram de ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Para orgulho de nossa cidade, há uma trindadense em meio às mulheres de destaque, expostas em um outdoor próximo ao Shopping Passeio das Águas. A Professora Drª Heliny Carneiro Cunha Neves é uma das homenageadas nessa campanha.
Ela é Doutora em Enfermagem, docente na Faculdade de Enfermagem da UFG (FEN/UFG). Tem experiência em pesquisa relacionada à prevenção, controle e epidemiologia das infecções associadas a cuidados em saúde e das doenças transmissíveis. É vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisa de Enfermagem em Prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (NEPIH). Durante a pandemia do Novo Coronavírus, coordenou ações como oficinas de biossegurança para profissionais de saúde, treinamento de habilidades acerca do uso e manuseio adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais e graduandos dos cursos da área da saúde, residentes e internos que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. Integrou a equipe de coordenadores do Projeto EPI-UFG, o qual teve o objetivo de produzir máscaras e aventais para atender a demanda dos profissionais da saúde do Estado de Goiás durante a pandemia da Covid-19, bem como atuação no projeto Tenda UFG- Atendimento “Fast track” COVID-19 (testagem dos profissionais da área da saúde e segurança) na comissão de biossegurança. Também é coordenadora de área do curso de formação à distância Atualiza Covid-19, realizado pela FEN/UFG em parceria com o Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da UFG, sendo mais uma ação de enfrentamento à Covid-19.
A você, Profª Drª Heliny Carneiro Cunha Neves, nosso reconhecimento e gratidão pelo trabalho realizado e por difundir o protagonismo da mulher.
Léo Machado Verdade