Com aval da Anatel, Trindade agora vive expectativa de tecnologia 5G
Política

Com aval da Anatel, Trindade agora vive expectativa de tecnologia 5G

 

_Setor produtivo espera por serviço com mais velocidade e confiabilidade. Setor ambiental aguarda operadoras solicitarem as licenças ambientais que já são previstas na legislação municipal. Secretários de Meio Ambiente e de Indústria, Comércio e Serviços falam sobre as perspectivas com a liberação da Anatel para oferta de internet 5G em Trindade. Em todo o Brasil, medida da agência que entrou em vigor no dia 27/02 pode beneficiar 347 municípios, sendo 48 em Goiás_

Em Trindade, a notícia de que o município está entre as 48 cidades goianas com mais de 100 mil habitantes, liberadas pela Anatel para implantação da tecnologia 5G, a partir de segunda-feira (27/02), foi muito bem recebida. O setor produtivo local é um dos que mais cresce no Estado e a necessidade de um serviço de internet com maior velocidade e confiabilidade é grande.

O diferencial da internet com tecnologia 5G é justamente porque ela possibilita mais pessoas conectadas sem perda de velocidade ou na qualidade do sinal.

Diferente de outros municípios brasileiros, a legislação ambiental de Trindade já está compatível com os licenciamentos necessários, bastando às operadoras de telefonia solicitarem as licenças ambientais das novas antenas, cita o secretário do Meio Ambiente de Trindade, Roberto Badur.

“Somos um dos municípios com a legislação descentralizada, como previsto em regulamentações dos Conselhos Federal e Estadual do Meio Ambiente (Conama e Ceman) e, por isto, já temos as normas para o licenciamento, cabendo às concessionárias a iniciativa de requerer as licenças ambientais junto ao município”, informa ele.

“A chegada da 5G promete melhoria tecnológica para nossas indústrias e otimização no uso doméstico”, estima o secretário da Indústria, Comércio e Serviços de Trindade, Gustavo Queiróz.

Ele prossegue, lembrando que a rede 5G é uma possibilidade para estudos e trabalho remoto com maior qualidade nas videoconferências, acesso à medicina à distância, melhoria da mobilidade urbana e desenvolvimento de cidades inteligentes.

“Para Trindade, essa chegada é muito importante para que nossas indústrias possam crescer mais, gerando mais desenvolvimento e qualidade de vida”, finaliza.

Segundo alertou a Anatel, a liberação da faixa 5G não significa que as redes desta tecnologia serão instaladas de imediato nas localidades: “Instalação antecipada das estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”. Além disso, essas operadoras necessitam que suas eventuais estações na faixa 3,5GHz sejam ativadas para 5G, o que é feito pela Anatel, a pedido das prestadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *