Novidades foram citadas pelo presidente do Grupo de Operações de Emergência em Saúde (GOE) de Trindade, Cristiano Galindo, assessor especial do gabinete do prefeito Marden Júnior, em entrevista ao canal do apresentador Léo Machado nesta terça-feira, 18
A Prefeitura de Trindade vai adotar um sistema para agilizar o agendamento de exames. Também contratou contêineres para abrir consultórios modulares de pacientes com gripe em duas regiões da cidade, próximo da UBS do Centro, e da UBS do Pontakayana, na Região Leste.
As duas novidades foram apresentadas nesta terça-feira (18/01) pelo presidente do Grupo de Operações de Emergência em Saúde (GOE) de Trindade, Cristiano Galindo, assessor especial do gabinete do prefeito Marden Júnior, durante entrevista ao canal do apresentador Léo Machado, transmitido ao vivo pelo Facebook.
“Até dia 28 deste mês vamos licitar para que uma empresa terceirizada
faça um sistema para executar as demandas de exames junto à Secretaria Municipal de Saúde com mais agilidade”, antecipou ele.
A intenção, disse Galindo, é que essa empresa terceirizada ofereça a integração do sistema, “de forma que funcione, dê agilidade para a realização dos exames para toda a população de Trindade, conforme o prefeito Marden já havia pedido, no sentido de reduzir a parte burocrática”, reforçou.
Em relação aos consultórios para pacientes com sintomas gripais, ele explica que a iniciativa surgiu para desafogar a UPA do Setor Cristina. “A UPA é porta abetta e tem grande atendimento para pessoas também de Goiânia. Hoje ela está enfrentando grande demanda. E, para tentar reduzir o fluxo, contratatamos uma equipe para atuar em consultórios em containers no Pontakayana, e na região Central”, afirmou.
Segundo ele, os consultórios poderão ser móveis conforme o fluxo por região. Eles terão médicos e vão funcionar apenas para sintomas gripais. Também vão diferenciar das UBS ampliando o atendimento até 18h.
O presidente do GOE falou também sobre os avanços da vacinação contra Covid-19 em Trindade, com mais de 100% do número que a Secretaria Estadual de Saúde recomendou ser vacinados com primeira dose. “Com segunda dose já estamos com 85% vacinados em Trindade. É uma faixa bem ampla da nossa população já vacinada”.
Também abordou a correlação entre imunização avançada e ampla testagem como fatores positivos para o pequeno número de casos graves no município. “Apesar do número de contaminados ter subido muito (com a Ômicron), ela é menos agressiva”, disse.
Com mais tranquilidade para formar o ciclo de imunidade que permite reação melhor das pessoas contaminadas, ele descartou que no momento Trindade precise de medidas restritivas.
“Hoje vamos tentar evitar qualquer tipo de restrição, então não está previsto decreto por enquanto. Nosso percentual de vacinados é alto e é baixo o número de pessoas contaminadas que evoluíram para quadros de gravidade. Por este motivo, vamos tentar manter o comércio aberto e o mínimo de restrição possível, mas é preciso que as pessoas usem o máximo de proteção possível”, recomendou.
Atualmente, quatro pessoas estão internadas com Covid-19 em Trindade. Duas delas em enfermaria e duas em leitos de UTI.
Além de já estar vacinando com 800 doses as crianças liberadas para imunização e também fazendo testagem ampla de casos suspeitos, o presidente do GOE citou que a Prefeitura de Trindade continua incentivando o uso de máscaras faciais, que são obrigatórias em diversas situações, inclusive nas repartições públicas.
Também tem evitado aglomerações e cobrado o envolvimento dos trindadenses nessas medidas para controlar a pandemia no município.