Governo de Goiás reforça importância do diagnóstico precoce de doenças raras
Uncategorized

Governo de Goiás reforça importância do diagnóstico precoce de doenças raras

Governo de Goiás reforça importância do diagnóstico precoce de doenças raras

No Dia Nacional do Teste do Pezinho, Secretaria de Estado da Saúde lembra que o exame é feito em bebês gratuitamente, pelo SUS, para identificar doenças genéticas, endócrinas e metabólicas

“Agradeço o reconhecimento do prefeito [Vilmar Mariano] em relação à minha gestão na Câmara Municipal. Porém, nunca conversamos sobre aliança política para 2024.”, afirmou o emedebista.

Perguntado como está o relacionamento entre ambos, Fortaleza foi enfático: “O meu relacionamento com o Poder Executivo é apenas institucional.”

O vereador ainda disse que segue como pré-candidato a prefeito e que seu foco é de fazer o Poder Legislativo cumprir o seu papel. Sugeriu ainda que o Poder Executivo deveria focar suas atenções na gestão.

“Mesmo sofrendo várias retaliações, tenho cumprido à risca o meu compromisso com o povo, que é de manter uma administração transparente e austera, que não deixa de cumprir o papel de legislar e fiscalizar. Na minha avaliação, o prefeito [Vilmar Mariano] deveria focar em sua administração, que não vai bem”, finalizou o presidente da Câmara.

*Matéria de G365

Neste 6 de junho, Dia Nacional do Teste do Pezinho, o Governo de Goiás reforça a importância do exame, realizado gratuitamente pelo SUS, que permite a identificação de doenças genéticas, endócrinas e metabólicas. Bastam algumas gotinhas coletadas do calcanhar do bebê, entre o 3º e 5º dias de vida, para diagnosticar patologias raras, como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e agora também a toxoplasmose congênita.

De acordo com o relatório anual de dados da Política Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), foram diagnosticadas 2.529 dessas doenças em Goiás, de 2001 a 2022, com a aplicação do Teste do Pezinho. O secretário da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, ressalta a necessidade do exame. “É gratuito, ofertado pelo Sistema Único de Saúde e essencial para a identificação precoce e tratamento adequado dessas doenças, podendo fazer grande diferença na vida das crianças”.

Em Goiás, o laboratório de referência para o Teste do Pezinho é o Serviço de Referência em Doenças Raras na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Anápolis. A unidade realiza, em média, 80 mil testes por ano e também oferece acompanhamento para essas doenças.

O exame também pode ser realizado em unidades de Atenção Primária dos municípios e, caso seja o diagnóstico seja positivo em alguma análise, a SES-GO oferece tratamento e acompanhamento multidisciplinar dos pacientes. Unidades como o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), rede de Policlínicas Estaduais e Vila São Cotollengo dispõem de profissionais especializados para o atendimento.

Simpósio
Em comemoração ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, a Apae de Anápolis vai realizar, nesta terça-feira (06/06), o 5º Simpósio de Triagem Neonatal e Doenças Raras, no auditório da unidade, localizado na Rua Galileu, Setor Bougainville, das 7h às 16h. O evento é direcionado aos profissionais da saúde e vai debater temas sobre cenário atual da triagem neonatal em Goiás, doenças raras e a importância no diagnóstico precoce e avanços no tratamento.

 

Legenda: Governo de Goiás alerta para a importância do Teste do Pezinho em bebês, que pode ser feito gratuitamente pelo SUS, para diagnóstico de doenças raras

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *