Estamos em uma fase complicada, em função desta enorme falta e capacidade urgencial de produção de vacinas contra a Covid-19, no Mundo.
Chegando ao ponto do conceituadíssimo laboratório Pfizer, ter que remarcar o prazo de entrega do segundo lote de vacinas, em países europeus.
A exemplo de um fato que pode estar acontecendo em todo o Brasil, a Prefeitura da cidade de Trindade (GO), divulgou que nesta primeira fase, recebeu apenas 1250 doses da vacina CoronaVac, produzida na China. E que aplicará esta quantidade até a próxima segunda-feira, 25.
E a pergunta é providencial: daqui a dez dias, Trindade terá vacinas para aplicar a segunda dose, nos já vacinados?
Porque dez dias? Veja a declaração do médico, especialista, doutor Fernando Gomes: “quando você aplica a segunda dose, você reforça a produção de anticorpos e tonifica a capacidade de memória do sistema imunológico. Para saber se são duas, três ou quatro semanas, precisamos de pesquisa e tempo de observação.
A CoronaVac, nesse aspecto, ofereceu uma resposta melhor do ponto de vista global quando a segunda dose foi oferecida, um tempo depois de duas semanas, 15 dias”.
Se o intervalo ideal é de 15 dias, têm pessoas que já tomaram a primeira dose da Coronovac, no Brasil, há cinco dias, por isto, daqui a dez dias precisamos de ter vacina para aplicar a segunda dose, nestes já imunizados.
Analisando os números do estoque brasileiro, distribuímos seis milhões de doses na primeira fase e temos 4,8 milhões, que já estão prontas e autorizadas pela Anvisa, para serem distribuídas. Por tanto, teremos um total de 10,8 milhões até o final de janeiro e precisamos de 12.
Seis milhões da primeira fase, mais seis milhões da segunda fase, 12 milhões. Nos faltam então, 1,2 milhões de CoronaVac para fechar esta primeira ação.
CHINA. Esperamos não ter problemas, que se resolvam as questões diplomáticas com a CHINA e que a CHINA continue a nos fornecer os insumos para que o laboratório Butantã, produza mais CoronoVacs no Brasil.
Podemos ajudar o Brasil e o Mundo a suportar este terrível pesadelo que parece não ter fim? Sim, como? Cuidando de nós mesmos… mas cuidando mesmo, de nós mesmos.
leomachadoverdade.com
@leomachadoverdade
Foto de Amanda Perobelli/Reuters. (Profissional da Saúde do Hospital das Clínicas/SP recebendo primeira dose da CoronaVac)