Atividades turísticas goianas crescem 5,8%
Cidades

Atividades turísticas goianas crescem 5,8%

Na comparação com julho de 2023, o volume de serviços de turismo em Goiás cresceu 5,8%, depois de um aumento de 3,9% em junho. Em julho de 2024, as atividades turísticas em Goiás também subiram 3,9% em relação ao mês anterior, após uma alta de 0,5%, na série com ajuste sazonal, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (11/9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O crescimento das atividades turísticas em julho destaca o potencial do nosso estado como um destino atrativo, que gera oportunidades e fortalece a economia local”, afirma o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Volume de serviços de turismo em Goiás cresceu 5,8% em julho de 2024, na comparação com o mesmo período de 2023

Com os resultados, Rio Grande do Sul (12,2%), Goiás (3,9%), Minas Gerais (2,1%) e São Paulo (0,3%) apontaram os principais avanços do setor turístico em todo o país. Nacionalmente, o segmento de turismo ficou 6,8% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 1% abaixo do ponto mais alto da série alcançado em fevereiro de 2014.

Outras atividades do ramo de serviços também apresentaram alta durante julho de 2024, sendo elas: serviços prestados às famílias (14%), outros serviços (12,6%) e serviços de informação e comunicação (5,5%).

Todas essas atividades apresentaram acumulados positivos no ano com 4,9%, 8% e 7,1%, respectivamente. Em Goiás, o acumulado em 12 meses do setor de serviços, em julho, foi de 1,5%.

O volume de serviços prestados no país segue trajetória de crescimento em julho, apresentando expansão de 1,2% na comparação com junho. Este é o segundo resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 2,9% (junho-julho). Dessa forma, o setor renovou seu patamar recorde, suplantando o nível do mês anterior.

Sobre a PMS

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

Crescimento das atividades turísticas em julho destaca potencial do Estado como destino atrativo (Foto: Goiás Turismo)

Saiba mais

Sítios arqueológicos são opções de turismo no Entorno do DF

Novo Mapa do Turismo de Goiás tem 86 municípios

Turismo goiano apresenta 2ª maior alta do Brasil

O post Atividades turísticas goianas crescem 5,8% apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.