Primeira turma do curso de Revestidor de Pisos que começa nesta segunda-feira, 24 de novembro, no Instituto Elon Soares, em Trindade, Goiás, superou as expectativas ao receber quase quatro vezes mais pré-inscrições. Instituto abriu lista de espera para novas vagas
Um dos cinco setores que movimentam a economia brasileira, a construção civil se mantém em posição de demanda crescente e consistente ao longo dos anos. Em 2025, o cenário positivo estimulou a geração de empregos no Brasil e em Goiás. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged/MTE) mostram a evolução, que abre portas de emprego para milhares de pessoas. O Estado de Goiás registrou em setembro um saldo de 533 novas vagas na área, que acumula neste ano 13.380 vagas, ocupando a terceira posição no ranking, atrás do setor de serviços (34.159) e da Indústria (13.653) e à frente da agropecuária (10.759).

A demanda é alta e a expectativa é de que o setor continue empregando mais neste e nos próximos anos, conforme observa o presidente do Conselho de Administração e de Família Grupo Soares e do Instituto Elon Soares (IES), Marcelo Camorim. “O Brasil está crescendo e a construção civil é uma âncora para este crescimento. Percebemos no setor investimentos em diversos projetos e novos já estão sendo desenvolvidos, isso vai continuar estimulando a geração de empregos e oportunidades de negócios, tanto para colaboradores CLT quanto para empreendedores da área”, destaca o líder da holding que atua tanto na parte de comércio de materiais de construção, com a Irmão Soares e a Essence Acabamentos, quanto na parte de incorporação imobiliária, com projetos de loteamentos, condomínios e malls em Goiânia e região metropolitana.

Este foi um dos motivos que levou o recém-inaugurado Instituto a focar sua contribuição social na parte de qualificação para a construção civil. O IES inicia nesta segunda-feira, 24 de novembro, a primeira turma do curso para qualificar profissionais que desejam atuar na área de revestimento de pisos e celebra a alta procura. “Recebemos quase 90 pré-inscrições, mas em virtude da necessidade das aulas práticas, conseguimos matricular somente 25 pessoas no momento. As demais entraram em uma lista de espera para iniciar nas próximas turmas”, contou a coordenadora pedagógica do IES, Rízia Damares de Oliveira.
Ela confirma que existe uma alta demanda no mercado de trabalho por profissionais que desempenham esta atividade e afirma que os alunos que concluírem o curso serão encaminhados ao mercado. Este é o segundo curso iniciado no IES e o primeiro, em outubro, de pintor de obras, também teve início com vagas totalmente preenchidas. “As aulas são realizadas duas vezes por semana no período noturno, com o total de 40 horas com conhecimentos específicos complementares, como a parte de gestão e marketing digital para os iniciantes. A turma de pintor está tendo um excelente desempenho e logo poderemos ter estes profissionais atuando em obras ou empreendendo na área”, destaca ela reforçando que as pessoas que tiverem interesse poderão fazer outros cursos simultaneamente.
Os próximos cursos a serem iniciados serão o de encanador/instalador hidráulico, aplicador de impermeabilização e instalador de telhados. As vagas estão abertas com inscrições gratuitas. Os interessados em participar devem realizar a pré-inscrição diretamente pelo site do Instituto (https://institutoelonsoares.org.br).



