Pacheco vence Marinho na eleição para presidente do Senado
Política

Pacheco vence Marinho na eleição para presidente do Senado

Senador Rodrigo Pacheco reeleito como presidente do Senado Federal. Em votação realizada nesta quarta-feira (1º), Pacheco obteve 49 votos, superando o principal adversário, senador Rogério Marinho, com 32 votos. Marinho, eleito pelo PL do Rio Grande do Norte, era o candidato do bolsonarismo e tinha o apoio dos senadores mais conservadores da Casa. Segundo a mídia local, Tereza Cristina e Nelsinho Trad votaram em Marinho, enquanto Soraya Thronicke mantém seu voto em sigilo.

Palácio do Planalto não se preocupa com vitória de Pacheco na presidência do Senado, mas senadores do PT temem derrota de Marinho. PT planejava isolar bloco de oposição, mas se Marinho tiver mais de 35 votos, Pacheco terá de levar em consideração opositores de Lula na formação da Mesa do Senado e comissões.

O bloco de sustentação à candidatura de Marinho é formado por PL, PP e Republicanos. Os cargos no Senado são definidos depois da eleição para a presidência da Casa.

O PT negocia a formação de um bloco com PSD e PSB para conseguir fazer frente aos outros partidos e escolher comissões de acordo com a regra da proporcionalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *