Eliminação Da Transmissão De HIV Durante o Parto em Trindade
Cidades

Eliminação Da Transmissão De HIV Durante o Parto em Trindade

“Isso significa que todas as ações da Secretaria de Saúde e da Vigilância tiveram efeito positivo. As ações em relação à testagem rápida e todo acompanhamento nas UBSs, além de urgência e emergência, estão no caminho certo. Nos últimos três anos não tivemos casos de crianças que tiveram HIV porque a mãe transmitiu. Isso é uma vitória”. Disse Izidório

A equipe do Ministério da Saúde (MS) que veio verificar in loco as unidades de saúde que realizam um trabalho junto às grávidas portadoras de HIV. Trindade conseguiu, nos últimos três anos, evitar em 100% a transmissão do vírus HIV na hora do parto e agora está concorrendo ao título de eliminação da transmissão vertical (mãe para filho).

O secretário de Saúde, Gustavo Queiroz e a secretária de Assistência Social, Rouane Azevedo, apresentaram a estrutura da secretaria de saúde a Maira Vilani Matos e Eduarda Amaral, membros da equipe nacional de validação do MS e ainda Maria da Guia e Lilian Nobre Moura, técnicas da coordenação geral de vigilância HIV/AIDS do MS.

O relatório foi enviado previamente ao Ministério da Saúde. Após análise foi marcada essa visita técnica para comprovar os dados. O Superintendente em Vigilância em Saúde, Leonardo Izidório, está acompanhando a equipe e aguarda a certificação do Ministério da Saúde.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *