Segundo Ismael Alexandrino, secretário de Estado do Ministério da Saúde, Goiás deve vacinar metade da vacina covid-19 em 2021, o que equivale a cerca de 3,5 milhões de pessoas.
O Ministério da Saúde divulgou calendários “preliminares” de vacinação para todos os estados, que serão divididos em grupos prioritários de quatro fases.
A expectativa do Governo do Estado de Goiás é que a vacina seja verificada pelo órgão competente o quanto antes.
Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não registrou nenhuma vacina. Ainda de acordo com Alexandre Norino, Goiás já adquiriu seringas e agulhas: “Também consideramos a quantidade de seringas e agulhas. Se o departamento tiver dificuldade em adquirir, já acertamos a compra”.
Saiba mais sobre as fases de vacinação divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (1).
A primeira fase: trabalhadores da saúde, população idosa com mais de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e hospitais psiquiátricos) e indígenas. A segunda etapa: pessoas entre 60 e 74 anos.
O terceiro estágio: Pacientes com comorbidades têm maior probabilidade de piorar a Covid-19 (por exemplo, pacientes com doenças crônicas, cardiovasculares e renais).
A quarta etapa: professores, forças de segurança e resgate, funcionários da prisão e pessoas privadas de liberdade.
O ministro da Saúde também alertou que não há tempo para as crianças receberem essas doses. Ele esclareceu que a eficácia da vacina em crianças não foi testada.
Fonte: Goiás Online