“O turismo na nossa cidade tem sido valorizado com ações concretas da nossa gestão, e aqui, com uma publicação de tamanho significado para a população trindadense, ele fica cada vez mais sólido, com a história de Trindade eternizada”, disse o prefeito. Primeira edição do livro saiu com 20 mil exemplares e tem 304 páginas com ilustrações para “conhecer, sentir e viver Trindade”. Foi anunciado um Plano Municipal de Turismo
Foi lançada nesta quarta-feira (06/04) a 1ª edição do livro Trindade Turismo, uma publicação idealizada pelo prefeito Marden Júnior e produzida pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. O evento de lançamento foi prestigiado por secretários, vereadores, religiosos, militares entre outras autoridades.
É uma obra com 304 páginas e conteúdo apresentado em dez módulos, com centenas de fotografias ilustrando a fé, as belezas e as tradições de Trindade, sob a responsabilidade da editora Formato2. A cada módulo, uma mesma frase dirige o imaginário do leitor para a mensagem que interessa: “conhecer, sentir e viver Trindade”.
Marden Júnior definiu como a “concretização de um sonho a publicação de um livro que reflete nossa valorização à experiência, à direção e à história da nossa cidade”. Além disso, citou que a obra reflete o esforço do secretariado, a quem agradeceu. Ele estava acompanhado da mãe, a Primeira-Dama, dona Dorinha, que foi presenteada com um dos exemplares entregues a todos os presentes.
“O turismo na nossa cidade tem sido valorizado com ações concretas da nossa gestão, e aqui, com uma publicação de tamanho significado para a população trindadense, ele fica cada vez mais sólido, com a história de Trindade eternizada”, disse o prefeito. Ele destacou que a pujança do turismo será recuperada com o tempo, com a estabilização da pandemia de Covid-19, e também com investimentos públicos nesta retomada.
A estratégia para isso, entre várias outras coisas, envolve o envio do livro, que tem 20 mil exemplares já prontos, para os 246 municípios goianos, as 27 capitais, agências de turismo, universidades, para Portugal, onde há projeto da cidade-irmã em Fátima, e para vários outros países.
Segundo o secretário de Turismo, Warley Lopes, outras ações estão programadas para revigorar e atrair visitantes novamente para o município. “Em quatro meses teremos um Plano Municipal de Turismo que está sendo feito em parceria com o Sebrae, mas outras ações são para já”, observou.
Em abril ocorrem a Caminhada da Fé e a Caminhada até a Praça da Matriz, além das outras celebrações religiosas da Semana Santa.
Deverá ser assinado em breve o Projeto Cidades-Irmãs para troca de experiências de turismo e comércio entre Trindade e o município português de Fátima, “onde está a maior fábrica de produtos religiosos do mundo, que poderia ter uma filial em Trindade”, assinalou Warley.
Além destas ações já planejadas, em maio Trindade vai receber jogadores universitários de futebol de todo Brasil para o JUBS 2022 – Jogos Universitários Brasileiros, na categoria futebol. Ele também citou o Caminho do Pai, ligando Trindade à Cidade de Goiás, em um circuito pelas igrejas das cidades percorridas, também previsto para iniciar em maio.
Nos próximos meses também haverá um encontro com os carreiros que virão para a Romaria do Divino Pai Eterno, no final de junho, para que seja definida a infraestrutura de que vão precisar para voltar, após dois anos de pandemia. Também em junho, a cidade vai ter Festa Junina, afirma o secretário, destacando que tudo caminha para isto se a pandemia continuar refluindo.
Memória
No evento, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Contur) de Trindade, Hélio Pinheiro destacou que o livro contém um volume memorável de informações e imagens de alta qualidade retratando o município.
Diretor da Vila São Cotolengo, o padre Marco Aurélio também celebrou a publicação como uma conquista da comunidade local. “Um povo sem memória não saberia construir sua história”, enfatizou. Ele desejou que a boa relação entre a Igreja Católica e a Prefeitura estimule a caminharem juntos sempre.
Entre os vereadores presentes, discursaram o líder do Governo na Câmara, Pastor Zeca, Maurinho de Paula e Márcia do Edmilson, que mostrava, emocionada, a foto do pai entre os muitos retratos de cidadãos trindadenses que foram publicados.